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domingo, 29 de março de 2009

Ponte Vasco da Gama sobre o Tejo

 

Faz precisamente hoje dia 29 de Março de 2009, 11 anos que a Ponte Vasco da Gama, sobre o rio Tejo foi inaugurada.

Tem 17,2 km de comprimento, dos quais 10 estão sobre as águas do  Tejo, sendo a ponte mais longa da europa e a 5ª. no mundo.

PVG

História da Ponte Vasco da Gama

A decisão de construir uma nova travessia do Tejo foi tomada pelo Governo de Cavaco Silva em 1991 e logo surgiu a primeira polémica: a localização da infra-estrutura.

Os cenários eram três: o corredor poente Restelo-Trafaria, o corredor central Chelas-Barreiro com uma ponte rodo-ferroviária, e o corredor nascente Sacavém-Montijo.

O corredor central Chelas-Barreiro defendido pela grande maioria de especialistas e políticos da oposição de então e ainda pelos membros do Governo de Cavaco Silva Valente de Oliveira (Planeamento) e Carlos Borrego (Ambiente) foi preterido a favor de Sacavém-Montijo pelo ministro das Obras Públicas Ferreira do Amaral, apoiado por Cavaco Silva.

A par desta opção, Ferreira do Amaral lançou também o projecto de instalação do comboio na Ponte 25 de Abril e o alargamento para seis faixas do tabuleiro rodoviário para reduzir o tráfego automóvel naquela via.

Entretanto, o Governo criou o GATTEL (Gabinete da Travessias do Tejo em Lisboa), que concebeu a travessia, suportou tecnicamente a opção e acompanhou toda a construção.

As questões de protecção ambiental também foram asseguradas durante a construção, tendo sido criada uma comissão de acompanhamento da obra, no âmbito do Ministério do Ambiente.

A Lusoponte criou, por seu turno, o Centro de Estudos de Monitorização Ambiental (CEMA), que congregou especialistas das diversas áreas, incluindo a qualidade de água e do ar, a flora e a fauna, vida marinha e das aves, arqueologia e ruído.

Em Fevereiro de 2005, arrancavam os trabalhos para a construção da ponte que envolveram 3.300 trabalhadores de diversas especialidades.

Três anos depois e dois meses antes da abertura da Expo98 era inaugurada numa sessão com grande pompa a maior ponte da Europa e uma das maiores obras de engenharia civil do século XX com 17,2 quilómetros e constituída por 100 mil toneladas de aço e 730 mil toneladas de betão.

Na sua história, fica a morte de onze pessoas durante a sua construção, entre elas duas crianças, que brincavam numa vala com água e sem rede de protecção no local das obras, e seis homens, num acidente com um carrinho de avanço que caiu da ponte principal de uma altura de 45 metros.

 

Prémios da PVG

A Ponte Vasco da Gama, que liga as duas margens do Tejo, recebeu o prémio da Bienal Ibero-americana de Arquitectura e Engenharia, que decorreu em Madrid, em Outubro de 2000.

Este prémio distingue de dois em dois anos, em todo o espaço ibérico e latino-americano, as obras que, "pela sua qualidade, sejam úteis para o conhecimento, a reflexão histórica e a investigação nos domínios da arquitectura e da engenharia".

Segundo a edição de 2000 do "Atlas da Arquitectura Actual", que escolhe anualmente várias obras a nível planetário, a PVG era uma das 14 obras arquitectónicas portuguesas ou de autores portugueses que figuravam entre as melhores do mundo.

(in aeiou.pt)

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